sábado, 29 de junho de 2019

Uma breve historia do Kickboxing

KICKBOXING FULL CONTACT, a modalidade que iniciou o KICKBOXING no mundo foi criado nos meados de 14 DE SETEMBRO DE 1974, nos Estados Unidos e o primeiro nome dado ao recém-criado esporte foi de KARATÊ FULL CONTACT ou KILLER KARATÊ, que depois foi conhecido por AMERICAN BOXING e mais tarde o atual KICKBOXING.
O KARATÊ FULL CONTACT ou KILLER KARATÊ, como era chamado devido a grande quantidade de mortes ocorridas no início deste esporte, por sua falta de REGULAMENTAÇÕES E REGRAS PARA OS COMBATES, foi o início do KICKBOXING e a modalidade é uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do BOXE e também aos chutes do TAEKWONDO e KARATÊ, que são as bases, para ter um contato físico intenso nos combates, como o próprio nome já diz e por este motivo faz-se necessário a utilização de EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTECAO INDIVIDUAL), que consiste em PROTETOR DE CABEÇA, JOELHEIRAS, BOTAS, COTOVELEIRAS e COQUILHAS; obrigatório para os homens e o PEITORAL obrigatório para as mulheres, dentre outros.
Como exemplos de entidades que divulgam e praticam este esporte no Brasil temos:
WKL (World Kickboxing League),
WBKC (World Brutal Kickboxing Confederation),
WTKA (World Traditional Karate and Kickboxing Association),  
ISKA (Internacional Sport Kickboxing Associaton) e a
WAKO (World Associaton Kickboxing Organization).
O Brasil tem alguns dos maiores lutadores de Full Contact do mundo, como grandmaster Carlos Silva da CBKBT/WKL, Sérgio Batarelli, Isaul Soares Torrão, Paulo Zorello, entre outros.
O Karate Full-contact surgiu em 14 de setembro de 1974, promovido pela PKA (Professional Karate Association), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de Artes Marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais, juntamente com as técnicas de punhos do Boxe.
Nos anos 80 surge uma nova regra de competição em Full-contact promovida pela WKA (WORLD KICKBXOING ASSICIATION), o FULL CONTACT com o uso de LOW KICKS, onde o nome KICKBOXING ficou mais evidente devido a influência do MUAY THAI, praticado na Tailândia. Nos países de língua portuguesa o destaque fica por conta da Associação Full-Contact de Viseu e a Associação Loios de Taekwondo, esta última vinculada a CBKBT e seu Presidente Fernando Loio, responsável pela divulgação do Kickboxing Tradicional em Portugal. O mestre Fernando Loio também trabalha com TAEKWONDO (Arte marcial Coreana) e PANCRATION (Arte marcial Grega) marcial da Grécia antiga e esporte gladiatório, o pancrácio era uma fusão de técnicas de luta, que incluíam a luta grega, boxe, estrangulamento, chutes, golpes e técnicas de travamento das articulações), e está ligado a FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PANCRATION, FREEFIGHT e FULL CONTACT.  
  
  • As Categorias de Luta são:

  • Super mosca:            menos de 57 kg
  • Ligeiro:                        de 57 a 63 kg
  • Superligeiro:              de 64 a 69 kg
  • Meio-médio:              de 70 a 75 kg
  • Médio:                         de 76 a 79 kg
  • Médio-pesado:         de 80 a 84 kg
  • Pesado:                       de 85 a 90 kg
  • Superpesado:           mais de 91 kg



  • Grau de aperfeiçoamento, as faixas
A caminhada do praticante dentro do Kickboxing americano é dividida inicialmente em faixas coloridas e em seguida em faixa-preta e seus Dans, um traço branco em sua faixa preta para cada Dan conquistado. Cada faixa corresponde a uma cor e essa cor corresponde ao seu “grau de aperfeiçoamento”
O sistema de graduação utilizada pela Confederação Brasileira de Kickboxing Tradicional são:
Branca                               - Noviço ou Iniciante
Amarela                            - Iniciante
Laranja                              - Iniciante
Verde                                 - Intermediário
Azul                                    - Auxiliar Instrutor
Marrom                             - Instrutor
Preta 1º a 2º Dans.        - Professor
Preta 3º a 6º Dans.        - Mestre
Preta 7º a 10º Dans.     - Grão Mestre
  1. Vários estilos de artes marciais já foram denominados como KICKBOXING no mundo:

  • ADITHADA (Kickboxing da índia) – E uma forma de kickboxing criada na Índia que usa Joelhos, cotovelos e cabeçadas, uma tentativa de imitar o MUAY THAI do Sião (Tailândia). O termo ADI significa BATER e THADA significa BLOQUEAR, ADITHADA incorpora os conceitos de golpes, agarramentos e um estudo detalhado dos pontos de pressão. Os praticantes são treinados no uso de juntas nuas, pés, joelhos, cotovelos e testa como uma preparação para o treinamento de armas que é a base do KALARI PAYATTU DO SUL.

  • LETHWEI (Kickboxing da Birmania) - o LETHWEI foi baseado em uma combinação das artes de boxe originárias da Índia e da China, conhecidas respectivamente como mushti yuddha e shoupo. e tambem ficou conhecida como KICKBOXING BANDO.Nove técnicas tradicionais compõem a prática do LETHWEI, ou BOXE BIRMANÊS. Além de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, os lutadores birmaneses também fazem uso da cabeça, ajuntando pancadas com as juntas e derrubadas.

  • PRADAL SEREY (Kickboxing do Khmer) predecessor do MUAY THAI, o PRADAL SEREY, tem uso enfático em uma defesa militar, tem uma ênfase maior em defesa pessoal militar no campo de batalha do que na luta em si, enquanto o MUAY THAI (Thai Boxing) é o esporte mais tradicional da Tailândia, o qual está sendo muito popular hoje e que dá muita ênfase aos chutes, cotovelos e joelhadas. E aqui abre-se um parêntese para falar do que é denominado Kickboxing Japonês. Durante a Década de 1950, o Kickboxing tailandês teve sua introdução no Japão e até grandes campeões de outros tipos de lutas participaram desta modalidade, hoje em dia a maioria dos grandes eventos como o K-1 (American Kickboxing) usam praticamente as mesmas regras com algumas modificações.

  • Muay Thai (Boxe da Tailândia) Esporte tradicional da Tailândia o qual está sendo popular em todo mundo e dá muita ênfase aos chutes, cotovelos e joelhadas, dado que é uma adaptação do Muay Thai Boran para os ringues. Aqui abre-se um parêntese para falar do que é denominado Kickboxing Japonês. Durante a Década de 1950, o Kickboxing Tailandês teve sua introdução no Japão e até grandes campeões desta modalidade, ao exemplo do Buakaw Banchamek, que aparece lutando em vários campeonatos de Kickboxing, na modalidade K-1, e hoje em dia, muitos eventos como o K-1 usam praticamente as mesmas regras; com algumas modificações.

  • AMERICAN KICKBOXING (inicialmente Full-Contact Karatê) é um esporte de combate que teve sua origem através das técnicas de boxe e caratê. Surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 1970. É uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do Boxe aos chutes do Karatê, Savate, Wushu e Taekwondo. Um cientifico método de luta no ringue, onde os oponentes se enfrentam usando calças, que na década de setenta eram estilo “BOCA DE SINO”.

  • SAVATE (Kickboxing da França), foi desenvolvido por marinheiros franceses por volta de 1790 e pelo fato de ter sido desenvolvido em alto mar, é uma arte marcial que preza muito o equilíbrio. As técnicas do Savate são distintas dos outros estilos de luta, apenas pontapés são permitidos, ao contrário de artes maciais como o Muay Thai, que permitem a utilização dos joelhos ou das canelas.

  • SANSHOU/SANDA (Kickboxing Chinês) surgiu na metade do Século XX como uma forma "modernizada" e padronizada dos estilos tradicionais de Kung Fu, pelo Exército de Libertação Popular. É uma modalidade que se assemelha com o Kickboxing e Muay Thai, com golpes de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, mas também possuí derrubadas, quedas e arremessos, assim como técnicas de cinturamento, semelhante ao Judô, Jiu Jitsu e Wrestling.

  • SHOOTING BOXING (Kickboxing Japonês) que permite arremessos e submissão, lutando em pé, similar ao Sanshou, praticado na China.

  • YAW YAN (Kickboxing Filipino), também chamado sayaw ng kamatayan (dança da morte) é uma arte marcial filipina e uma forma de kickboxing semelhante ao muay thai, mas difere no movimento de torção do quadril, bem como a natureza para baixo do corte de seus chutes e no yaw-yan seus praticantes também podem realizar seus ataques à longa distância. O estilo inclui elementos de golpes, derrubadas, lutas do ARNIS (Esgrima) com bastões e facas, e técnicas adicionais do kickboxing.

O KICKBOXING é um esporte que vem crescendo no mundo devido justamente ao K-1 (American Kickboxing, inicialmente Karatê Full-Contact) Um cientifico método de luta no ringue onde os oponentes se enfrentam usando calças, que na década de setenta eram estilo “BOCA DE SINO”, utilizando chutes do Karatê e Taekwondo e as mãos do Boxe. O termo Kickboxing é muito disputado por muita gente no mundo, mas está ficando mais associado a variante americanas e recentemente há no Japão quem fale ter criado o termo Kickboxing, como o promotor Osamu Nogushi em artigos recentes na internet diz ter usado o termo Kickboxing muito antes dos americanos. Entretanto acreditamos que os Estados Unidos não o Japão deu repercussão mundial ao Kickboxing que conhecemos hoje, e certamente o interesse do público no Brasil está voltado ao Kickboxing Americano.

A ORIGEM POLÊMICA  DO KICKBOXING

Sobre o Kickboxing Japonês ou Americano, há inúmeras polemicas sobre quem veio primeiro USA ou Japão. Em 20 de dezembro de 1959 aconteceu um famoso encontro entre Lutadores de Thai e Japoneses que tinha um grande interesse em ver estes duelos, isto ocorreu no TOKYO ASAKUSA TOWN HALL no Japão. O responsável por este evento foi TATSUO YAMADA, fundador da Nihon Kempo Karate-do que queria fazer evento de karatê com contato pleno, que até então era proibido pelas organizações Japonesas da época, o novo esporte foi chamado de Karate-Boxing. TATSUO YAMADA convidou lutadores de Muay Thai para enfrentar lutadores Japoneses de Karatê, Yamada era um karateka interessado em Muay Thai e em 12 de fevereiro de 1963, três karatekas do OYAMA DOJO KYOKOSHIN, foram ao Lumpinee Boxing Stadium na Tailândia e lutaram contra três lutadores de Muay Thai, os três karatekas eram: TADASHI NAKAMURA, AKIO FUJIHIRA e KENJI KUROSAKI. Os Japoneses venceram 2 lutas a perderam 1, eles estudaram o Muay Thai e então NOGUSCHI e KUROSAKI criaram uma modalidade japonesa chamada de Kickboxing Japonês e no inicio valia arremessar o que a distinguia do Muay Thai.  O kickboxing ficou popular no Japão e até apareceu um herói conhecido no brasil como TADASHI SAWAMUR conhecido pelos brasileiros, em desenho animado ( disponível 28 capítulos no YOU TUBE ) . No entanto este movimento caiu nas academias e o interesse por esta modalidade acabou até o ressurgimento com o K-1.
TATSUO YAMADA morreu em 1967, mas seu DOJÔ chamado SUGINAMI GYM continuou a fazer Kickboxing na esperança de vê-lo ressurgir. Em 1993 Kazuyoshi Ishii, fundador do Seidokan Karate se tornou o produtor do maior evento de Kickboxing no solo Japonês e agora no mundo o K-1 hoje também nos EUA sediado em Las Vegas. Estamos enfatizando isto para deixar claro toda história deste esporte, além disto o Kickboxing americano que é o alvo desta obra vinha também do Karate e durante muito tempo muitos mestres nos estados unidos o consideravam uma deturpação do Karate e alguns para não usar o termo Kickboxing referiam-se a ele como FREE STYLE KARATE. Hoje em dia em todo mundo se chegou a um acordo de que o kickboxing foi criado nos EUA em 14 de setembro de 1974. Depois que a PKA (Professional Karate Association) criou as regras que são padrões para este esporte até hoje.
Dado a americanização do esporte Kickboxing, uma das versões usadas para a origem da modalidade foi que o KICK (ponta pés) BOXING (boxear), sua definição faz alusão a referência de CHUTAR BOXIANDO.
O KICKBOXING é relativamente novo como esporte, mas vem de uma antiga tradição. Os chutes usados são importados de antigas artes marciais de vários países asiáticos, incluindo Coréia; (Tae-kwon-do), Japão; (Karatê) e Tailândia; (Muay Thai). Há muitos anos atrás, os guerreiros asiáticos descobriram que o corpo humano poderia ser usado como arma, tanto para ataques, como para defesa, através de práticas disciplinadas, treinavam seus corpos por muitos anos, para serem mais flexíveis, para seus chutes adquirirem a perfeição e explodirem em força e velocidade.
Por volta de 1960, alguns Karatecas já não estavam insatisfeitos com suas competições pois queriam algo mais competitivo, dado que na sua modalidade contava-se pontos apenas pela técnica de controle e perfeição empregada contra seu oponente, foi então que Jhoon Rhee, o pai do Tae Kwon Do na américa e Bill Wallace, campeão de inúmeros torneios de Karatê, desenvolveram um novo estilo de luta, chamada como Karatê-Full Contact, que na época ficou conhecido como “Killer Karatê”, por terem ocorridos várias fatalidades em eventos deste esporte mesmo assim, logo de início, o Karatê-Full Contact tornou-se popular, atletas e espectadores amaram a velocidade, a adrenalina empregada nos combates e o estilo de lutar.
Em 1973, um americano chamado Mike Anderson organizou o primeiro campeonato de Karatê-Full Contact, e teve enorme sucesso, nos Estados Unidos, mais e mais, atletas iniciaram sua prática neste esporte e logo ficou claro que o Full Contact não era uma nova forma de Karatê; era um novo esporte de contato e isso foi o início do Kickboxing Americano. O novo esporte de contato atraiu grandes lutadores como Joe Lewis e Chuck Norris, que era considerado o mais veloz em socos na América, Bill “Superfoot” Wallace, um lutador que teve seus chutes tão rápidos quanto seus socos, Jeff Smith, John Longstreet, Benn “The Jet” Urquidez e Don “The Dragon” Wilson, mas, foi com o ator e artista marcial Jean Claude Van Damme que o Kickboxing decolou no mapa mundial das artes marciais, através dos seus filmes que mostravam grande potência em golpes, além da perfeição e surpreendente flexibilidade na execução dos golpes, dado então esse grande sucesso e aceitação pelo mundo, todos os filmes da época tinham que ter a palavra Kickboxing ou Kickboxer para ser sucesso.  

  • As modalidades do KICKBOXING de RINGUE.

+  K1 Rules se caracteriza por um combate de contato pleno e nas pelejas podem ser aplicados todos os golpes do Full Contact e do Low Kicks e são permitidos ainda, joelhadas e socos giratórios, os chutes podem ser aplicados acima da linha do tornozelo (nas pernas), articulações dos joelhos (somente lateralmente, nunca contra articular), coxas, tronco e cabeça. A luta acontece em um ringue.
+  Full Contact é uma disciplina do Kickboxing onde a intenção do lutador é acertar seu oponente com força e potência máxima. Socos e chutes devem ser conectados em áreas legais com foco, velocidade e determinação, conseguindo contato sólido. Socos e chutes são permitidos acertar na frente e lateral da cabeça, frente e lateral do corpo (acima da cintura) e rasteira também é permitido. A luta acontece em um ringue.
+  Low Kicks é uma disciplina do Kickboxing onde a intenção do lutador é acertar seu oponente com força e potência máxima. Socos e chutes devem ser conectados em áreas legais com foco, velocidade e determinação, conseguindo contato sólido. Socos e chutes são permitidos acertar na frente e lateral da cabeça, frente e lateral do corpo, podendo atacar as coxas e a rasteira também é permitido. A luta acontece em um ringue.
  • As modalidades do KICKBOXING de TATAME.
+  Kick Light foi criada como um estágio intermediário entre o Semi Contact e o Low Kicks. Na modalidade, somente são permitidos os chutes nas coxas, que atinjam a parte externa e interna do adversário, nunca atrás ou contra articular e acima da linha dos joelhos, respeitando ainda distância das partes genitais.
+  Light Contact foi criada como um estágio intermediário entre as modalidades de Point Fight e Full Contact e deve ser executada como o próprio nome indica, com técnicas bem controladas.
+  Semi Contact, é uma disciplina técnica com igual ênfase nas técnicas de braços e pernas, os atletas têm como objetivo a marcação de máxima de pontos utilizando técnicas legais em velocidade. 
+  Musical Forms, é uma luta encenada ou imaginária contra um ou mais oponentes, na qual o artista usa técnicas das Artes Marciais Orientais em tempo contado e ritmos de músicas selecionadas e escolhidas pelo próprio atleta.